5 bons hábitos sustentáveis na impressão digital

É importante fazer nosso papel também com o meio ambiente

Quem trabalha com impressão digital há algum tempo, sabe muito bem que o ramo já foi o vilão da história quando a pauta era meio ambiente.

E, infelizmente, ainda pode ser, se os negócios não darem devida atenção para a questão e, ainda, optarem por produtos não certificados.

Graças a investimentos em novas tecnologias em tintas, de fabricação de papel e de equipamentos, indústrias como a Epson têm mudado essa realidade.

O Grupo Epson possui uma política ambiental exemplar, na qual investe constantemente para aprimorar produtos e processos que visam menos impacto à natureza.

A EP Center apoia e incentiva toda a política de respeito ao meio ambiente e adota todos os princípios básicos de conduta sustentável.

Por isso, hoje trazemos dicas de boas práticas ambientais para implementar na sua empresa de impressão e atuar com mais sustentabilidade.

1. Incentive práticas de menos desperdício

Possibilite, por exemplo, o descarte de lixo orgânico e seco de forma separada. Promova o uso de squeezes e canecas próprias  e reutilizáveis para café e água. Instale descargas de duplo acionamento para reduzir o consumo de água. Acenda as luzes apenas quando necessário, entre outras ações.

2. Utilize tintas e equipamentos ecoamigáveis

Um produto ecoamigável é  aquele para o qual os impactos ambientais são considerados, desde sua concepção até sua conclusão. Isto é, em todas as fases do ciclo de vida, da matéria-prima, fabricação, transporte, uso e reciclagem.

3. Designe resíduos ao descarte adequado

A Epson possui um programa de coleta de equipamentos, cartuchos e garrafas de tinta que garante o destino ambientalmente correto aos produtos fabricados pela organização.

4. Destine o papel utilizado à reciclagem

Uma boa alternativa são as cooperativas de reciclagem de papel. Para isso, o primeiro passo é realizar a coleta seletiva. Assim, com o material acumulado destinado à uma cooperativas, será possível trazer de volta ao ciclo tudo aquilo que parecia não servir mais e que, se descartado inadequadamente, prejudicaria o meio ambiente.

5. Adquira equipamentos com menor consumo de energia e maior vida útil

E nós garantimos equipamentos mais duráveis e que consomem menos energia e suprimentos. E lembre-se que tudo se trata de investimento. É preciso fazer o cálculo do custo de aquisição x ciclo de vida x volume de produção x consumo médio de suprimentos para avaliar o custo-benefício e fazer sua escolha. 

Aplicando estas cinco práticas, com certeza, você e sua empresa darão um importante passo para um outro nível de sustentabilidade, economia e rentabilidade.

Para saber sobre as atitudes da EP Center e da Epson por melhores resultados ecoamigáveis, entre em contato com nossa equipe.

Deixe um comentário